Passado algum tempo da pandemia da covid-19, uma das suas heranças, o home office ou trabalho híbrido, veio para ficar. O também chamado trabalho remoto passou a fazer parte do método de trabalho de 7,4 milhões de pessoas a partir do ano de 2022, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de apresentar diversas vantagens como a possibilidade de passar mais tempo com os familiares e menos nos meios de transporte, trabalhar em casa, no entanto, requer alguns cuidados relacionados a saúde e bem-estar.
Entendendo os riscos do home office para a coluna
A questão da pandemia instaurou uma certa urgência e a necessidade de transformar ambientes rotineiros em escritório. Isso, ocasionalmente, acaba colaborando para que os funcionários utilizem o local disponível de maneira inadequada. Esquecendo muitas vezes dos equipamentos necessários para se passar longos períodos de tempo, de maneira confortável e saudável.
Posso citar como exemplo, uma cadeira confortável e ergonômica, apoio para os pés, postura correta, altura indicada para o computador, momentos de pausa, alongamento e atividades físicas, que podem vir a ser negligenciados. Além disso, são componentes que no decorrer do tempo geram sobrecarga na estrutura funcional da coluna, podendo impactar especialmente pessoas que já tenham predisposição para disfunções, com consequente impacto de dor e falta de produtividade.
Sou adepto do home office, quais cuidados devo aderir?
Se você é adepto do trabalho remoto e não larga mão das vantagens que ele pode proporcionar, não se preocupe! Posso dar algumas dicas de autocuidados valiosos, que podem melhorar seu bem-estar e a saúde da sua coluna, se forem inseridos frequentemente na sua rotina profissional.
• Organize seu ambiente de trabalho
Separando um ambiente específico para as atividades do trabalho, com iluminação e estrutura adequada, com isso você pode se sentir mais motivado e confortável. Isso ajuda a evitar a tentação de exercer a sua função no sofá, ou na cama, locais que demandam esforços da sua postura.
• Use os equipamentos da maneira adequada
Mesa e cadeira adequados são essenciais. Prefira cadeira que se adapte ao seu corpo, tente manter os pés apoiados com ângulos retos para pernas e braços, que devem estar devidamente apoiados na mesa. Se necessário, use um suporte para pés. O ideal é que seu computador esteja na altura dos olhos, evitando curvar pescoço e ombros. Existem suportes para isso também, mas é possível fazer adaptações com livros e outros objetos de casa.
• Os momentos de pausa também são importantes!
Por último, pelo menos a cada três horas, tente fazer uma pausa para se alongar. Pequenas caminhadas também são bem-vindas, não só durante os períodos de intervalo. É importante realizar exercícios físicos com frequência.
Dr. Alexandre Elias