A boa postura corporal é caracterizada pela relação harmoniosa dos músculos, das articulações e dos ossos. Esse conjunto tem a função de estabilizar o corpo humano e protegê-lo de estímulos do ambiente.
Quando comprometida, a postura pode acarretar sobrecarga e problemas que se desencadeiam em toda a nossa estrutura, onde a coluna é um eixo central e de conexão com demais regiões que podem apresentar disfunções.
Entre os fatores que levam a alterações posturais, destacam-se o excesso de peso, seja ele corporal ou peso carregado, o sedentarismo e a posição que ficamos durante o trabalho, caracterizados por vícios posturais.
Consequências da má postura para a coluna
Entre as consequências da má postura, estão as alterações nas regiões cervical e lombar. As alterações da curvatura nestas áreas são os problemas mais comuns e acabam acarretando dores difusas que podem se espalhar para os membros superiores e inferiores.
Além disso, a postura inadequada também pode potencializar o agravamento de desvios congênitos de curvatura da coluna, como escoliose, lordose, cifose, desvios relacionados ao trabalho (DORT), síndrome de text neck, entre outros problemas estruturais causados por processos degenerativos.
Como tratar os problemas causados pela má postura?
Os problemas acarretados pela má postura variam de acordo com cada caso, mas a correção postural é o primeiro passo para eliminar os potencializadores da causa.
A prática de terapias fisioterápicas, como RPG e Pilates, são importantes aliadas para a adequação dos hábitos de postura, bem como para o fortalecimento muscular, respectivamente.
As disfunções consequentes da má postura também podem ser favorecidas por tais terapias, sendo as cirurgias recomendadas somente em casos que o tratamento conservador não apresentar resultados efetivos.
No episódio 05 do meu podcast Hora da Coluna, falo sobre uma das principais doenças posturais, a escoliose. Ouça agora mesmo para ter mais informações sobre este problema!